sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

i Muchas Gracias, José Luis!


Zapatero termina o seu mandato à frente do PSOE, depois de ter recuperado o partido de duas derrotas (1996 e 2000, ganhas pelo PP de Aznar) e ter governado Espanha durante quase oito anos (2004/2011).

A sua última etapa de liderança não foi de todo a melhor. Sai da liderança do partido com o PSOE em condição muito vulnerável, com pesadas derrotas nas eleições regionais e municipais e, recentemente, nas legislativas, dada a retirada de apoio de parte da sociedade aos socialistas, que tiveram de lidar com a maior crise do último meio século e não conseguiram corresponder como desejavam.

Coincidência ou não o Estado Social que tanto valorizou e defendeu nos seus mandatos, já começa a estar em causa nas poucas semanas do Governo de Rajoy, que coloca em xeque vários dos progressos sociais alcançados nos últimos anos.

Não tenho de Zapatero a mesma admiração que tenho de Felipe González, mas não nego o marco dos seus mandatos, determinantes para os avanços sociais em Espanha, e que foram determinantes para o avanço de outros países, rumo a uma sociedade mais justa e solidária.

Zapatero fica na História do Socialismo Europeu como um líder que fez muito pela Igualdade e Dignidade, e foi com Zapatero, é bom não esquecer, que a Espanha passou a fazer parte do clube de países que definem o rumo do mundo: o G20, e se registou o fim do terrorismo basco.

Hoje, Zapatero pode parecer um perdedor, mas não foi, como o tempo se encarregará de demonstrar. Foi um líder que galgou os preconceitos do nosso tempo, abrindo um futuro mais justo, com marcas sociais notáveis.

Como governante que teve de lidar com a crise, pagou a factura que praticamente todas as lideranças estão a receber. A esta situação, infelizmente, não saiu incólume. Mas o seu exemplo fica e qualquer progressista sabe que tem em Zapatero uma referência.

Sem comentários:

Enviar um comentário