Marine Le Pen fait une percée à 21,5 % d'intentions de vote au 1er tour de la présidentielle. Elle talonne Nicolas Sarkozy (23,5 %), François Hollande restant en tête (27 %).
A três meses da primeira volta das presidenciais francesas, começam a sair mais sondagens. O candidato socialista, François Hollande, continua a liderar e o cenário tende a confirmar a passagem de Hollande, havendo, todavia, a dúvida de quem passará à segunda volta: Sarkozy ou Marine Le Pen.
Desde já, e apesar de reconhecer o favoritismo de Hollande, todos os cuidados são poucos e nada está garantido para o candidato socialista. Depois, há candidaturas que podem não ter grande percentagem, como a do ex-Primeiro-Ministro, Dominique Villepin, mas serem decisivas no desfecho, sem esquecer o fenómeno François Bayrou, e pode repetir-se o que se passou nas anteriores presidenciais, com o candidato do MoDem a ter um apoio expressivo. A candidatura dos Verdes, de Eva Jolie, também tem o seu peso.
Em suma, será uma eleição extremamente disputada e interessante, apesar das notícias que nos chegam nem sempre serem as mais entusiasmantes, como a de se saber, hoje, que quase um terço dos franceses se identificam com as causas da Frente Nacional, de Marine Le Pen. Ideias, em parte, assumidas e defendias por Nicolas Sarkozy.
Sem comentários:
Enviar um comentário