quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Marine Le Pen aproxima-se de Sarkozy


A três meses da primeira volta das presidenciais francesas, começam a sair mais sondagens. O candidato socialista, François Hollande, continua a liderar e o cenário tende a confirmar a passagem de Hollande, havendo, todavia, a dúvida de quem passará à segunda volta: Sarkozy ou Marine Le Pen.

Desde já, e apesar de reconhecer o favoritismo de Hollande, todos os cuidados são poucos e nada está garantido para o candidato socialista. Depois, há candidaturas que podem não ter grande percentagem, como a do ex-Primeiro-Ministro, Dominique Villepin, mas serem decisivas no desfecho, sem esquecer o fenómeno François Bayrou, e pode repetir-se o que se passou nas anteriores presidenciais, com o candidato do MoDem a ter um apoio expressivo. A candidatura dos Verdes, de Eva Jolie, também tem o seu peso.

Em suma, será uma eleição extremamente disputada e interessante, apesar das notícias que nos chegam nem sempre serem as mais entusiasmantes, como a de se saber, hoje, que quase um terço dos franceses se identificam com as causas da Frente Nacional, de Marine Le Pen. Ideias, em parte, assumidas e defendias por Nicolas Sarkozy.

Sem comentários:

Enviar um comentário